Progressos... com queimaduras, palavrões e tudo a que o Bom Português está habituado a fazer quando está a fazer alguma coisa.
O que é certo é que comecei ontem à noite e acabei hoje, aproveitando o feriado. Estive a assentar via, e fazer electrificações (coisa muito simples - apenas 6 pontos de alimentação).
O que é certo é que ficaram algumas mazelas nas minhas mãos, mas posso dizer que finalmente os comboios já andam.
Vamos às fotos:
Esta primeira foto mostra como as coisas estavam ontem à noite antes de começar: Colei a cortiça com cola de contacto para poliuretano. Era suposto, conforme o Carlos Filipe me deu indicações, isto ter sido feito com balsa, mas depois de ver o preço, decidi que era melhor não. As razões que ele me deu para utilizar a balsa estavam correctas - o "roofmate" poderia sofrer algumas depressões e a cortiça acompanharia estas. Tive que ter um pouco mais de cuidado, mas tudo correu bem. Aliás, nos livros todos que tenho, esta foi sempre a técnica utilizada.
Um "upgrade" às vias PECO para poder fazer a ligação ao código 55 da ATLAS que estou a utilizar.
O estado das coisas a meio do jogo. A gare-fantasma estava completa, com a via toda assente. O ferro de soldar fartou de trabalhar e queimar. Percebem agora os palavrões???
Outra vista da gare-fantasma. Os AMV's desta parte do layout serão os únicos motorizados, pois irão ficar longe da minha vista e de difícil acesso.
A via toda assente e as coisas mais arrumadas. Finalmente, tenho os comboios a andar e posso descansar um pouco. Foram horas de trabalho, mas ainda não está tudo feito.
A cena típica numa altura de operação: nunca poderei ter mais que isto em cima das linhas e até poderá ser um pouco a mais.
Por fazer ficaram as ligações aos interruptores para a electrificação às cróximas das agulhas na frente do layout, e e colocação das alavanças para os mexer. Tenho também que construir o painel de controlo para a gare fantasma, pois preciso de ter uma indicação da via que estará livre. Isto vai implicar relés e afins. Acho que vou gostar desta parte :)
Depois de tudo muito bem testado, começará a construção do cenário: o deserto!!
Fiquem atentos!