Thursday, June 10, 2010

Progressos feitos!...

Progressos... com queimaduras, palavrões e tudo a que o Bom Português está habituado a fazer quando está a fazer alguma coisa.

O que é certo é que comecei ontem à noite e acabei hoje, aproveitando o feriado. Estive a assentar via, e fazer electrificações (coisa muito simples - apenas 6 pontos de alimentação).

O que é certo é que ficaram algumas mazelas nas minhas mãos, mas posso dizer que finalmente os comboios já andam.

Vamos às fotos:
Esta primeira foto mostra como as coisas estavam ontem à noite antes de começar: Colei a cortiça com cola de contacto para poliuretano. Era suposto, conforme o Carlos Filipe me deu indicações, isto ter sido feito com balsa, mas depois de ver o preço, decidi que era melhor não. As razões que ele me deu para utilizar a balsa estavam correctas - o "roofmate" poderia sofrer algumas depressões e a cortiça acompanharia estas. Tive que ter um pouco mais de cuidado, mas tudo correu bem. Aliás, nos livros todos que tenho, esta foi sempre a técnica utilizada.

Um "upgrade" às vias PECO para poder fazer a ligação ao código 55 da ATLAS que estou a utilizar.

O estado das coisas a meio do jogo. A gare-fantasma estava completa, com a via toda assente. O ferro de soldar fartou de trabalhar e queimar. Percebem agora os palavrões???

Outra vista da gare-fantasma. Os AMV's desta parte do layout serão os únicos motorizados, pois irão ficar longe da minha vista e de difícil acesso.

A via toda assente e as coisas mais arrumadas. Finalmente, tenho os comboios a andar e posso descansar um pouco. Foram horas de trabalho, mas ainda não está tudo feito.

A cena típica numa altura de operação: nunca poderei ter mais que isto em cima das linhas e até poderá ser um pouco a mais.

Por fazer ficaram as ligações aos interruptores para a electrificação às cróximas das agulhas na frente do layout, e e colocação das alavanças para os mexer. Tenho também que construir o painel de controlo para a gare fantasma, pois preciso de ter uma indicação da via que estará livre. Isto vai implicar relés e afins. Acho que vou gostar desta parte :)

Depois de tudo muito bem testado, começará a construção do cenário: o deserto!!

Fiquem atentos!

3 comments:

Luis said...

Parabéns Luís !! Está a ficar excelente...é uma sensação magnifica começar do zero e ver as coisas acontecerem como a gente planeia.
Aguardo novos desenvolvimentos !!

Abraço


Luís

LuisLopes said...

Viva Luís.

Agradeço as suas palavras.

É desta que isto avança! :)

Ricardo Moreira said...

Está a avançar! :D
E fico contente por saber que os "desabafos" não são defeito meu, é mesmo da natureza humana! :D
(conselho de gato escaldado: no Verão nunca usem calções enquanto soldam :P)