Sunday, October 13, 2013

Comboios... agora não!

Olá a todos.


Depois da minha participação na Modelscala deste ano, decido fazer uma pausa no modelismo ferroviário, e decidi virar-me para o modelismo estático. Confesso-vos que estou a precisar de fazer uma pausa. A minha ideia é dar só os acabamentos finais à REI-HOU, e depois talvez colocá-la à venda. Entretanto, logo vejo quando volto a pegar nos comboios.

Agora quero é aviões, carros de combate, navios, carros e motas civis ou de competição, etc...

Por isso comecei a montar, e já o terminei é certo, um Supermarine Spitfire Mk1, à 1/72 da Airfix.


Aqui, o cockpit está terminado. Foi pintado com tintas Vallejo, filtros da mesma marca, e algum dry-brushing para fazer sobressair os detalhes.


Todas as partes interiores da fuselagem pintadas com o Interior Green da Vallejo, e acalaradas com a mesma cor e duas gotas de branco, da mesma marca.

Uma imagem de detalhe do interior do modelo. Estes moldes novos da Airfix estão muito bons.

A partes unidas e à espera de secagem da cola. Tive alguns problemas na união das duas metades das asas, sobretudo junto à raíz das mesmas.

O modelo já com o primário de poliuretanto da Vallejo. O produto é muito bom, mas recomendo a que se junte duas ou três de thinner da marca, antes de aplicar com o aerógrafo. 

O modelo a receber as primeiras camadas de tinta. Por baixo recebeu a o Sky blue, e por cima recebeu o Green Brown...

... e de seguida, os paineis foram acalarados com a mesma cor e duas gotas de branco.

Foi tempo de mascarar, usado o Patafix da UHU em rolos finos para delinear a camuflagem. Esta camuflagem não é de  margens rigidas, e os rolos servem para faze este efeito de feather...

A primeira camada de US Green...

... a segunda...

Seguida do aclaramento dos painéis. 

Este foi o resultado, de um lado....

... do outro.

O fim da montagem. Antes de aplicar os decalques, dei uma passagem de cera acrílica de chão. A ideia é minimizar o efeito de "silvering" dos decalques. Depois de aplicados com Micro-set e Micro-sol, selei tudo com o Matt Varnish diluído com Airbrush Cleaner (uma dica impressionante, aprendida com o grande Adam Wilder, durante o workshop dado por este na Modelscala). Depois foi tempo de filtros e pigmentos, para o acabamento final.

Outra visão.... a colocação dos decalques não correu bem... mas foi o meu primeiro avião...

Abraços a todos.



No comments: