Mais uma vez, vai-se realizar a ModelScala 2010, a nona a realizar pela Associação de Modelismo do Montijo. Será uma exposição a decorrer no Pavilhão nº2 do Montijo, que fica perto da Praça de Touros, durante os dias 25 e 26 de Setembro. Espera-se este ano uma exposição ainda melhor que a do ano passado, e assim espero que seja, para bem da AMM. Irá estar também presente uma maqueta ferroviária seguindo as Normas Maquetren com 12 x 12 metros, por mão da APAC.
Este ano não vou participar, mas tenciono fazer uam reportagem fotográfica, que será depois apresentada aqui no blog.
Já lá vai uns bons dias que falo aqui de comboios... e também não vai ser hoje. Ando um pouco distanciado dos comboios, com a minha atenção a ser puxada para outras direcções.
Uma das coisas que me despertou a minha atenção foi o retrogamming. O que é isto? Simples - jogos antigos, não em PC, mas nas consolas de jogos antigas, daquelas que se ligavam ao cabo de antena da TV, não dessas modernas através de S-Video, Scart, Componentes ou HDMI.
Por uma troca que fiz tive acesso a uma SEGA Mega Drive II... Valha-me Deus! O que fui eu fazer? "Obriga-me" a jogar glórias como o Sonic 1 & 2, Super Hangon, Streets of Rage e muitos mais... Lá em casa, já lá está uma Sony PS2, para jogos como o Singstar, Buzz, e outros... mas quando voltei a ligar a MD II esta semana, coloquei o cartucho do Sonic 2, e liguei tudo e 2 ou três segundos mais tarde ouvi a bela da cantilena "SEGA"! Que nostalgia. Uma pequena busca pelo leilões.net, miau.pt ou eBay.co.uk fez-me perceber que hoje em dia por 2 ou 3 euros conseguimos comprar jogos para esta consola, que para mim sempre foi superior à sua rival Super Nintendo.
Para quem não se lembra:
Isto é uma Mega Drive dois com o cartucho do Sonic 2. Esta imagem foi retirada do Blog Tigrão Filmes.
O Sonic é a mascote da SEGA, o grande rival do Super Mário da Nintendo.
Aqui fica um video do primeiro jogo - Sonic, The hedgehog
Mas porquê ter uma consola antiga, e não apostar nos emuladores que existem para jogar estes jogos? Porque não é a mesma coisa, o mesmo sentimento. Até podia jogar isto na minha PS2, mas não é a mesma coisa. O facto de ter a consola, com o cartucho colocado na mesma, e tê-la ligada à TV dá outro "sáinete" (?!?!?!!!!). Não nos esqueçamos que estamos a falar de um sistema que apareceu no final da década de 80, do século passado. Para mim, foi a consola que marcou uma geração de "gamers" de 16-bit, e que tem um lugar muito especial nas minhas memórias, pois foi aos 12 / 13 anos que tive a minha primeira, e que depois vendi para comprar uma PSX (a primeira Playstation). É uma pena que a SEGA tenha passado por maus bocados, e que tenha deixado de produzir hardware... Vou dando mais noticias sobre isto, e assim puder coloco fotografias da minha colecção. Um abraço a todos.