domingo, 18 de novembro de 2012

Gorre & Daphetid - John Allen

Olá a todos.

Hoje venho-vos dar a conhecer uma maqueta muito famosa nos EUA, senão a mais famosa de todos os tempos: John Allen's Gorre & Daphetid Railroad.

O plano de vias deste layout.
Quem foi John Allen?
Nascido em 1913, John Allen foi um artista e fotografo profissional, cujas fotografias que ele apresentou em várias revistas sobre modelismo ferroviário até ao inicio de 1970 mostraram o hobbie como um desafio interessante e atractivo, um pouco diferente daquilo que se fazia até então.

John Allen, fotografo profissional descobriu o modelismo ferroviário numa loja em Oakland. Desde aí até 1946, John dedicou-se à construção de modelos em HO no apartamento onde vivia. Nesta data, mudou-se para uma casa com mais algum espaço e dedicou-se à construção do layout que se vê o plano de via em cima: O primeiro Gorre & Daphetid.

Em 1952, consegui mudar-se para uma casa ainda maior, onde escavou uma cave para alojar um layout ainda maior e melhor: o segundo Gorre & Daphetid, onde o primeiro estava incluído.

John era um modelista simples, que gostava dos desafios que o hobby apresenta e da satisfação que nos traz.

Infelizmente, em 1973 John faleceu, vitima de um ataque cardíaco. Por coincidência ou não, duas semanas mais tarde todo o layout desapareces, num incêndio que consumiu a sua casa e o dito layout.

A minha razão para criar este artigo e mostrar aos meus seguidores e leitores é o que o John Allen tentou transmitir: não precisamos do último comando, do modelo com mais funções, ou do layout maior das redondezas, desde que aquilo que estamos a fazer nos dê prazer, mesmo que leve 40 anos a ser construído. Não precisamos que 40 ou 50 agulhas para dizermos que temos um bom layout...Gorre & Daphetid tem 5 agulhas e oferece imenso potencial de operação.

Mais deixemo-nos de tretas e vamos às fotos:







Estas fotos são da construção do layout. O John Allen assentava o carril à mão, e por uma facilidade de colocação do balastro, ele colava esta textura depois de assentar as solipas, mas antes de assentar o carril.

A estação de Gorre. John baseou-se numa estação real para reproduzir o ambiente.
John construiu o layout com a placa giratória fora do circuito e não dentro. Ainda não consegui encontrar a  razão...

O primeiro painel de controlo.

O primeiro já a fazer parte do segundo...
Mais tarde vou mostrar mais algumas coisas sobre este layout.

As fotos foram retiradas do site gdlines.com e são reproduções dos originais cedidas por Keith Beard.

Abraços a todos.

3 comentários:

Carlos Filipe disse...

Johnn Allen era um mestre da cenografia. O seu trabalho continua actual

Carlos Filipe disse...

Johnn Allen era um mestre da cenografia. O seu trabalho permanece actual

Ricardo Moreira disse...

Há pouco tempo (não me lembro se no ano passado se já este ano) apareceu na Model Railroader uma maquete baseada/copiada nesta/desta, sinal de que o seu desenho é intemporal!