Friday, June 5, 2009

Como está o aquário?

Pois bem amigos,

O meu aquário atravessou uma fase muito complicada. Devido ao excesso de luz, e à falta de potássio na coluna de água tive muitas algas em suspensão.

O resultado foi este:

O que fiz então foi reduzir o fotoperiodo, fertilizar com potássio, aumentar o fluxo de CO2 (o potássio vai ajudar às plantas aboserverem o CO2, o que por sua vez obrigado à absorção dos nutrientes a mais, impedindo a propagação das algas) e colocar peixes para a limpeza: Flying Fox e LDA-25 (as plantas e pedras tinham muitas algas também). Para os detritos coloquei cerca de 20 camarões, que entretanto já se multiplicaram.

Isto mesmo assim não foi suficiente, e então, apliquei um Filtro UV, que ficou a trabalhar em série com o filtro, e está ligado quando as T5 também estão ligadas (isto foi-me aconselhado pela loja que me vendeu o filtro, e o que é certo é que funiona).

O resultado é este:


As plantas estão a crescer muito bem, falta-me uma planta para o meio do "campo".

Estou a gostar muito desta experiênia.

Abraço a todos.

1 comment:

Leonel Almeida said...

Acho que o teu aquário está muito bem sem a planta do meio. É Rotala Wallichii que lá tens?
Já agora, isto de fotografar comboios e postar as fotos com as pessoas em fundo, não se faz! estou a brincar claro ;)