Friday, March 5, 2010

O modelismo... ferroviário?!?

Olá.

Hoje, apetece-me escrever, sem dar novidades ou notícias sobre o meu layout. Aptece-me escrever sobre aquilo que vejo e leio nos fóruns nacionais. Apetece-me fazer alguma coisa para mudar a mentalidade dos nossos modelistas, como eu mudei também.

Cada vez que abro um ou outro fórum nacional, farto-me de ler o mesmo, mas de diferentes autores "falta isto e aquilo no modelo... está mal feito assim ou assado"... mas quando estes mesmos autores mostrarm os seus trabalhos de modelismo no cenário, fico com calafrios. Chamamos a estes tipos "conta-rebites". Estes conta-rebites são, correctamente associados ao "fine-scale". O "fine-scale" é o aperfeiçoamento dos modelos, desde a sua matrícula até à correcção completa do modelo, incluíndo as rodas, passando estas últimas para o RP-25. Meu Deus outra desgraça:

"O RP-25 nas nossas maquetas não funciona! Devia haver sempre as rodas NEM!" - dizem estes contra-rebites.  E nós temos umas pequenas e horríveis ovais e não funcionam... Agora os norte-americanos têm centenas de metros de carril assente, com sessões de operação com 10/15 participantes, tudo com rodas RP-25 e aquilo funciona... Afinal de quem é a culpa? Do RP-25??? Não me parece...

Mas, o "fine-scale" não é só no material circulante que se deve aplicar. Em toda a nossa maqueta deve ser aplicado. Desde o seu planeamento e traçado, a sua decoração consoante o local que estamos a retratar (já vos disse que o modelismo é a reprodução da realidade à escala?!?!?!?), a época (o que se vê mais é o VW Passat CC ao lado de uma S3/6 de Época I), a operação da maqueta (a velocidade, meus amigos... porque é que temos sempre a tendência de por aquilo a circular tipo TGV???).

Infelizmente, raras são as maquetas que são do conhecimento geral e que têm algum sentido. São, como li no Modelismo na Net, a "Comboiolândia", onde temos uma chapa de madeira com muiiiiiiiiiitas linhas, uma ou duas casas, e 40 mil comboios a andar.

Eu, pessoalmente, gosto muito de ver a minha crocodilo a arrastar-se muito devagarinho pela linha, e chega-me bem. Nunca gostei de ver uma maqueta com muitos comboios, porque aquilo que eu tento fazer é "reproduzir a realidade à escala".

Atenção, não sou ninguém, mas esta é a minha opinião, e gostava que as coisas fossem diferentes. Gostava que houvesse mais malta a construir maquetas, mas com sentido. Se os espanhóis fazem-no, os britânicos também, os franceses, os alemães, os norte-americanos, os sul-americanos, porque é que nos não podemos fazer também? 

Não me levem a mal...

Abraços a todos.

2 comments:

Ricardo Moreira said...

Apoiado!
E uma crocodilo, com os seus "focinhos" móveis, fica extremamente elegante a evoluir pelas linhas a baixa velocidade, principalmente ao passar por agulhas.

Luis said...

Ola Luís !

Que grande desabafo ! Concordo completamente consigo. Eu não tenho uma experiência de fóruns. Mas tenho já várias situações vividas em várias lojas da especialidade que já me deixaram os cabelos em pé ! Mas isso é a nossa mentalidade ! É típico do povo português ! Não há nada a fazer ! Há sempre os que sabem mais que os outros...pelo menos querem fazer passar essa ideia...que têm este mundo e o outro em material, que conseguem transformar tudo e tudo fica na perfeição ...mas não mostram nada !!! Eu no meu humilde blogue mostro o que tenho , com todos os defeitos possíveis , porque estão lá !!!( não há maneira de os esconder ) mas no final de contas o que interessa é que a gente se divirta a construir, a pintar e a por alguma velocidade nas miniaturas !
malta que pensa que sabe tudo...há muita mas esses não mostram nada . É só conversa !!
Continue a divertir-se !!! Isso é o mais importante !!

Abraço

Luis Miguel